Informação de qualidade nas bancas e na Web

Nesta semana,por sugestão do amigo e militante Paulo de Tarso, conheci a Revista do Brasil, foi uma grata surpresa, principalmente após ouvir a palestra do professor Vitor Gianotti proferida na Conferência de Comunicação de Niterói.

Em um relato marcado pela indignação e contudência , Gianotti nos revela como a imprensa se constituiu nos anos 30 e 40: diferentes forças sociais expressavam seus pontos de vista, partidos e movimentos operários publicavam seus jornais e revistas.

Hoje,dominado pelas grandes corporações, é raro ver o surgimento de veículos que expressem idéias diferentes do que estamos habituados a ler na mídia impressa. Felizmente, o avanço tecnológico e o crescimento de uma opinião pública capaz de avaliar criticamente as informações recebidas, abre espaço para a criação de novos canais de comunicação.

A existência de uma publicação como a Revista do Brasil é mais do que um alento, é uma prova de que empreendedores e organizações sociais podem romper com uma hegemonia que não favorece à livre circulação de idéias no país.

No caso da Revista do Brasil, a informação é complementada por um portal e pela rádio, uma sinergia que contribui para a difusão e aprofundamento da notícia. No Rio de Janeiro, o jornalista Sidney Rezende firmou uma parceria entre o seu portal e a rádio MPB FM, o SRZD fornece conteúdo jornalístico para a emissora carioca, enquanto a programação da rádio pode ser ouvida em seu portal. É uma tendência que pode tornar a comunicação brasileira mais democrática, moderna e participativa.

Links:
http://www.redebrasilatual.com.br
http://www.sidneyrezende.com

Comentários

Paulo de Tarso disse…
Marcio,

Alguma notícia sobre o Museu? Além do fechamento marcado para o dia 08, existe alguma movimentação dos jornalistas ou do povo da conferência de Comunicação.
Márcio Kerbel disse…
Paulo,
Por enquanto, não há informações sobre mobilizações e atos, de concreto, apenas as manifestações de repúdio publicadas na Tribuna e em alguns blogs.
Paulo de Tarso disse…
Ok. Qualquer coisa nos avise pelo blog.
Abs,