Estudos associam uso do celular ao câncer




 Há muito tempo que se discute a possível relação entre celular e vários tipos de câncer, em geral a polêmica não permanece muito tempo nos espaços de jornais, rádios e tvs.Agora, um estudo supervisionado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), retoma o tema e seus resultados iniciais foram publicados, neste sábado , pelo britânico "The Daily Telegraph".

A pesquisa, realizada em 10 anos,teve um custo de 20 milhões de libras e terá suas conclusões publicadas até o final do ano.Segundo os estudos, pessoas que abusam do celular se arriscam a sofrer tumores cerebrais a longo prazo, para os pesquisadores estes usuários correm  "um risco significativamente maior de ter um tumor cerebral.

Os estudos são preliminares, mas especialistas aconselham cautela no uso desta ferramenta  que se massificou rapidament no mundo inteiro. No Brasil, as estimativas apontam  a marca dos 150 milhões de aparelhos vendidos.

Seria recomendável que as autoridades locais de saúde se pronunciassem sobre os possíveis problemas decorrentes do uso frequente do celular. Pelo sim, pelo não, é melhor manter a cautela e usar o aparelho para falar somente o indispensável. Leia mais sobre esta notícia aqui.

Comentários