II Conferência Municipal de Cultura de Niterói

Depois de Maricá é a vez de Niterói, no próximo final de semana, a cidade promove a sua segunda Conferência de Cultura. O jornalista Fernando Paulino destaca a importância do encontro e  trata da confluência entre a Cultura e a Comunicação, setor que promoveu no mês de agosto, uma concorrida Conferência que por diversos motivos entra para a história da cidade. 


A seguir o texto de Fernando Paulino:

 
Sábado e domingo próximos, dias 17 e 18, será realizada a II Conferência de Cultura de Niterói, preparatória das conferências estadual e nacional. O evento segue a pauta nacional, que trata de diversidade cultural, desenvolvimento sustentável, cidadania, entre outros pontos. É fundamental, porém, discutir também uma pauta da cidade. Afinal, é uma oportunidade rara que nós temos para discutir políticas públicas para as atividades culturais do Município, como aconteceu na Conferência de Comunicação Social, no final de agosto, quando tiramos propostas para as esferas municipal, estadual e nacional. Vale lembrar: em novembro próximo, haverá uma audiência pública na Câmara dos Vereadores, justamente para abrir uma discussão no legislativo sobre as deliberações da Conferência de Comunicação, objetivando transformá-las em leis municipais. O mesmo caminho poderia ser traçado para a questão cultural, mas, para isso, é preciso ter vontade política e uma maior participação.
Niterói ainda tem muito o que avançar na forma de utilizar atividades culturais como fator de desenvolvimento social, econômico e de integração entre as pessoas. Precisamos ampliar a inclusão cultural, sobretudo nas comunidades carentes e viabilizando as iniciativas que surgem nessas áreas.
Está lançado o desafio: vamos discutir cultura agora, pra não ficar depois reclamando daquela grana pública que contemplou o amigo do rei.
A conferência será no ICHF da UFF, ali no campus Gragoatá. A inscrição terá de ser feita no local, somente no sábado, para ter direito a voto na plenária de domingo. Das 9h às 19h.

Fernando Paulino (Comissão Organizadora da Conferência de Comunicação de Niterói e membro do Conselho de Cultura da cidade)

Comentários