Novidade na blogosfera

Blog novo na área: O Periódico Online é editado por Roberta Martins, Aline Balbino e Renata Rodrigues oferecendo uma visão atualizada sobre o cotidiano de nossa região, destaque para a programação do carnaval de rua de Niterói e sua crescente animação.

O surgimento de novos blogs e as conversações nas redes sociais reforça o movimento da mídia livre e revela uma tendência  de crescimento do jornalismo hiperlocal, uma necessidade quando se trata de cidades médias com mídias insuficientes para retratar o cotidiano da população em  seus bairros e cidades.

O jornalismo local é capaz de ir onde a grande mídia não consegue entrar, nem com todos os recursos financeiros é possível estar em todos os lugares de uma cidade ao mesmo tempo e reportar as situações diárias do interesse da localidade, é nesta hora que blogueiros e comunicadores populares fazem a diferença e ocupam um nicho que bem organizado pode se tornar sustentável. É o jornalismo comunitário tratando das questões locais e globais em uma linguagem comum aos seus leitores.

Esta é a nova comunicação proporcionada pela tecnologia da informação e comunicação, produzida a partir do local, compreendida como universal, atravessando interesses das grandes corporações que tentam se apropriar da produção comunitária através de seções como Você Reporter, Eu Repórter, etc.

É possível tornar esta comunicação sustentável ? Creio que sim, as oportunidades estão surgindo, a Conferência Nacional de Comunicação provou que há espaço para novas criações e que a legislação que cerceia o desenvolvimento de rádios e tevês comunitárias está caducando, para o nosso bem e de toda a sociedade brasileira. Quem venha a democratização, estamos sedentos de liberdade.

Atualizando direto do Twitter: Aliás, com o crescimento da mídia livre porque não promover um encontro de blogueiros e tuiteiros em Niterói? É uma oportunidade para a troca de idéias, experiências e opiniões que podem resultar em práticas inovadoras para a blogosfera local.

Comentários