Casa Oliveira Vianna sedia ciclo de palestras iniciando com Roberto da Matta


O Museu Casa de Oliveira Vianna, espaço da Secretaria de Estado de Cultura, (SEC) vai promover uma série de palestras e mesas redondas no mês de novembro a partir do tema “O Pensamento Social e Político Brasileiro”. Os debates têm como público alvo: professores, universitários e interessados em história contemporânea. 

Na próxima quarta-feira (03/11), às 16h, Roberto Da Matta, um dos mais importantes antropólogos da atualidade, vai participar de uma mesa redonda com o professor Joel Rufino dos Santos, no Museu Casa de Oliveira Vianna. Da Matta vai falar sobre o pensamento de Gilberto Freyre e Rufino vai apresentar as ideias do sociólogo Oliveira Vianna, patrono do museu.

A entrada é franca. A programação do museu , que se inicia no dia 03, vai se estender até o dia 24 de novembro. O evento é realizado pela Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura com o apoio do Instituto de Sociologia do Rio de Janeiro.

A Superintendência de Museus da SEC pretende, a partir do evento, fortalecer o intercâmbio com a comunidade, com as escolas e universidades; tornar o museu referência dos estudos sobre o pensamento social e político brasileiro e divulgar o espaço como um local de estudo e pesquisa. A Casa de Oliveira Vianna abriga diversos documentos e livros, além de ter sido local de encontro de intelectuais que se destacaram na cena política e social brasileira.

Nilton Soares de Souza Neto, sociólogo e diretor do Instituto de Sociologia do Rio, vai mediar as apresentações dos palestrantes durante as mesas redondas e depois reunirá todo o material produzido em um livro.

A apresentação do professor Roberto Da Matta, no dia 3 de novembro, será gravada em áudio e, também, registrada nesta edição especial que será lançada pela Casa de Oliveira Vianna em parceria com o Instituto de Sociologia do Rio de Janeiro. No dia 10, o professor Jessé Freire de Souza, falará sobre Sérgio Buarque de Holanda. Já no dia 18 de novembro, o professor Márcio Pereira Gomes vai apresentar o pensamento de Darcy Ribeiro. A série de palestras será fechada, no dia 24, com o professor Carlos Sávio Gomes Teixeira, expondo as ideias de Mangabeira Unger.

Os encontros serão realizados na sede do Museu Casa de Oliveira Vianna, que fica na Alameda São Boaventura, 41, no Fonseca, em Niterói. Entrada franca. Sempre às 16h. Informações pelo telefone 3601-8220 ou pelo e-mail casaoliveiravianna@gmail.com

Fonte: Secretaria Estadual de Cultura- Rio de Janeiro.

Será interessante ouvir Roberto da Matta  logo após as eleições,  independente de suas posições políticas, sua obra é respeitada pela academia e seus estudos sobre a realidade cultural brasileira orientam  pesquisas por todo o país.

Comentários