Blogosfera Progressista I

Voltando depois de um longo tempo dedicado ao trabalho e aos estudos, a imersão quase total me  leva a refletir sobre o tema que escolhi: o campo da  Blogosfera Progressista,  a criação, a  trajetória, as interações, os movimentos regionais, enfim tudo que pode explicar o movimento de blogueiros: suas propostas, objetivos e metas.

A Expo 2010 e a economia solidária forneceram pistas sobre como este setor pode crescer, baseado no cooperativismo, no associativismo e compartilhamento de idéias e experiências. Neste sentido, foi muito importantes a  dinâmica da roda de conversa sobre comunicação comunitária, o método que prioriza o que cada um precisa e tem a oferecer, favorece a troca e a formação de redes de contatos. Um caminho  possível para blogueiros e internautas em busca de novos modelos de organização e gestão.



E por falar em blogs, a Blogosfera progressista promeve, neste sábado, debate com a participação do cientista político Fabiano Santos, do sociólogo Emir Sader, do deputado federal eleito Alessando Molon, do cartunista Carlos Latuff e  e do ator Benvindo Siqueira.

Em questão: a discussão sobre a função da blogosfera na atual conjuntura política brasileira. Me arrisco a dizer que será da maior importância, no embate que a velha mídia promoverá para manter o poder que desfruta  com suas redes de rádio e televisão, a insistência nada ingênua em misturar regulação com censura, liberdade de expressão e liberdade de imprensa, mostra bem o que vem por aí.

Por tudo o que está em disputa neste processo,  vale a pena acompanhar o encontro que  acontece às 14:00h, no Sindicato dos Bancários, no Rio de Janeiro e que   será transmitido online pela rede liberdade: www.redeliberdade.blogspot.com..


Comentários