Diálogos comunitários

Roda de Conversa sobre Comunicação Comunitária
 A realização de uma feira como a  Expo Brasil Desenvolvimento Local, vai muito além da exposição de produtos e serviços, ela oferece  a oportunidade de apresentar idéias,aproximar pessoas, promover conhecimentos e parcerias.

A Expo Brasil funcionou como um centro de  troca e compartilhamento de informações, neste espaço foi possível conhecer os alimentos preparados por um grupo cooperativado de  cozinheiras da Cidade de Deus, uma  iniciativa do Projeto de Capacitação em Alternativas Alimentares e Geração de Rendas promovida pelo Instituto Sócioambiental Invepar, empreendimentos sociais como o Criar Brasil que oferece apoio às rádios comunitárias e o Rádio Tube, rede social que agrega comunicadores populares.

Educação e novas tecnologias

 A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico  Solidário (Sedes)  expôs alguns dos projetos que estão sendo desenvolvidos no município do Rio de Janeiro , como as Feiras Orgânicas e e RIO ECOSOL, programa implementado com recursos do Pronasci.

Centro de Convenções Sul América
 Foram diversas mesas realizadas com uma diversidade de questões e propostas sempre tendo como eixo principal o compartilhamento. Entre os temas debatidos, as iniciativas solidárias de  comércio, de comunicação e a economia da cultura motivaram o público presente. Os enfrentamentos, as recentes ocupações nas comunidades cariocas e a proposta da construção de territórios da paz indicam que há muito o que pensar e fazer nesta área .

No campo da comunicação comunitária, a discussão sobre a concentração midiática nas mãos de poucos grupos foi seguida  de propostas práticas, algumas em andamento. Na roda de conversa,  a informação sobre o movimento de blogueiros progressistas, desencadeou o diálogo sobre formas práticas de colaboração entre comunicadores poulares.

Piraí Digital: inclusão e cidadania
 
No conjunto, foi importante saber que existe um imenso quantitativo de pessoas  formulando e executando seus projetos e propostas baseadas em práticas solidárias de gestão, oferecendo a expectativa de um futuro mais generoso, aberto e próspero.

Comentários