A Espanha Indignada



Uma movimento de massas acontece na Europa e a mídia clássica ignora: milhares de manifestantes se concentram nas ruas e praças da Espanha protestando contra política econômica, os partidos tradicionais e a corrupção endêmica que aflige o país.

As manifestações não estão recebendo o destaque merecido pela imprensa,o silêncio constrangedor da mídia tradicional,entretanto, é quebrada pelo ativismo digital que exige novas posturas, novas práticas, nova consciência dos dirigentes políticos, o movimento que mobilizam milhares de espanhóis não é a negação da política mas sua afirmação por outros meios.

E estes meios permitem o que antes era privilégio de grandes corporações: registrar, opinar e transmitir tornou-se uma prática facilitada pela expansão das redes sociais, a cidadana encontrou canais para se manifestar, compartilhar e organizar atividades presenciais.

Na Espanha, atual campeã mundial de futebol, a nova política entra em campo reunindo uma legião de indignados com a situação atual mas acima de tudo, esperançosos e porque não dizer otimistas com o poder que tem em mãos. Os espanhóis, assim como os árabes que se rebelaram contra velhas estruturas estão dizendo para o mundo que novas possibilidades existem e que vale a pena experimentá-las.

Comentários