A história que a Globo censurou

Encontramos este vídeo nos Amigos do Lula, via Maria da Penha Neles. É o melhor programa da Globo em seus 46 anos de existência. No entanto a emissora não exibiu, decidiu censurar a história de um presidente aprovado por 87% da população, como se fosse possível esconder de 190 milhões de brasileiros, o legado dos 8 anos de governo Lula.

No dia, em que a blogosfera perde a escrita brilhante de Flávio Loureiro, o jornalista que ajudou a desmontar a farsa da bolinha de papel criada pelo Serra, postamos este vídeo. Uma singela homenagem a quem lutou pela verdadeira liberdade de expressão, não a liberdade de empresas publicarem o que lhes interessa e ocultar o que prejudica seus interesses mas a liberdade de oferecer outras vozes dissonantes, divergentes da grande mídia que reinou sozinha até o surgimento da Internet, dos blogs e das redes sociais.

O vídeo censurado da trajetória de Lula é um bom exemplo dos critérios que orientam os Princípios Editoriais das Organizações Globo. Como diria o ex-ministro Ricúpero: “O que é bom (para a Globo) a gente divulga, o que é ruim (para os interesses do grupo) a gente esconde”.

A gente se vê por aí.

Comentários