Conta de luz ficará mais barata em 2013

No início de 2013, a conta de luz ficará até 16,2% mais barata para as residências e até 28% para as indústrias, dependendo do nível de tensão. Será a maior redução nas tarifas de energia elétrica já registrada no Brasil. A redução será possível porque o governo vai renovar agora as concessões para as empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica que venceriam entre 2015 e 2017.

Os novos contratos não embutirão mais a amortização dos investimentos feitos pelas empresas, pois já foram pagos pelos consumidores ou serão indenizados pelo governo. Também serão eliminadas algumas taxas da conta de luz, como a que financia o programa Luz para Todos e a Tarifa Social de Energia. Contudo,  esses programas prosseguem financiados com recursos do Tesouro Nacional.

O governo lembra que as medidas anunciadas não alteram os contratos atuais, que prevêem revisão anual de tarifas. Mas no próximo ano haverá sim a redução da conta de luz, o que trará menos gastos para as famílias e mais competitividade para as indústrias, que poderão oferecer produtos mais baratos para toda a população.


Com informações da Secom/PR

Comentários