MAR tem entrada gratuita no Dia Mundial dos Museus




Neste sábado, 18/08, em comemoração ao Dia Mundial dos Museus, o Museu de Arte do Rio - MAR, terá entrada franca. A instituição funciona com horário normal de visitação, das 10h às 17h. Inaugurado em 1° de março e entregue ao público no dia 05, o MAR é um espaço dedicado à arte e à cultura visual. O Museu entrou para a lista dos espaços culturais mais visitados do Estado, recebendo no primeiro mês mais de 60 mil visitantes que encontram nas exposições temporárias uma leitura transversal da história da cidade, seu tecido social, sua vida simbólica, desafios e expectativa.

São quatro mostras simultâneas ocupando o Palacete Dom João VI, distribuídas de cima para baixo. No 3° andar: Rio de imagens: "Uma paisagem em construção", no 2°:  “O colecionador: Arte brasileira e internacional na coleção Boghici”, no 1°:“Vontade construtiva na coleção Fadel” e no térreo: “O abrigo e o terreno — Arte de sociedade no Brasil I”. 

“Rio de Imagens: Uma Paisagem em Construção”: Para a mostra, os curadores Rafael Cardoso e Carlos Martins selecionaram cerca de 400 peças que retratam a cidade pelo imaginário de seus habitantes, visitantes e admiradores, ao longo de mais de quatro séculos.

 “O Colecionador – Arte Brasileira e Internacional na Coleção Boghici”,  tem a curadoria de Leonel Kaz e Luciano Migliaccio com projeto cenográfico assinado por Daniela Thomas e Felipe Tassara, a coletânea apresenta 136 obras pertencentes ao marchand romeno radicado no Rio Jean Boghici e tem a intenção de ampliar a percepção sobre as inovações ocorridas nas artes plásticas nos últimos dois séculos.

“Vontade Construtiva na Coleção Fadel”: com cerca de 250 obras da coleção do advogado carioca Sergio Fadel, a exposição pretende ressaltar a relação direta que os movimentos modernos e pós-modernos no Brasil tiveram, e ainda têm, como alicerces sólidos para a edificação cultural do país. A curadoria é assinada por Paulo Herkenhoff, também diretor cultural do MAR, e Roberto Conduru.

“O Abrigo e o Terreno – Arte e Sociedade no Brasil". Na mostra são exibidas peças assinadas por artistas e coletivos do Rio e de outros estados brasileiros, concentrando sua atenção na ocupação do espaço público e na dinâmica da sociabilidade. A mostra tem curadoria de Clarissa Diniz e Paulo Herkenhoff.



Museu de Arte do Rio – MAR 
Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro
Telefone:
 21 2203-1235
Mais informações:
 www.museudeartedorio.org.br

Comentários