Turquia: tão longe, tão perto






Turquia prende 25 por incitar protestos no Twitter

Segundo as agências internacionais, a polícia turca deteve 25 pessoas sob acusação de divulgar informação falsa nas redes sociais e provocar protestos, informou a agência de notícias oficial do país nesta quarta-feira.  

A diretora brasileira Petra Costa, que se encontra em Istambul para exibir seu filme “Elena” (2012) em um festival, testemunhou de perto os protestos, registrando fotos das manifestações e um vídeo onde a polícia turca supostamente joga gás em apartamentos da cidade. Ela divulgou todo o material através da página oficial do filme no Facebook.

Mídia local fala de pinguins e não fala de nós, diz manifestante na Turquia

Em uma televisão ligada em um canal turco, mais de vinte pinguins se aglomeram no gelo. Em outra televisão, ligada em um canal de notícias internacional, centenas de pessoas se reúnem em protesto em Istambul, na Turquia.

O estudante turco Görk Çetinkaya, de 24 anos, afirma:

"Eles falam de pinguins, mas não falam de nós".

Lição de casa: olhando de perto, o sistema midiático de lá, adota o mesmo método daqui: difunde o que interessa, oculta o que é relevante. Talvez, tais atitudes expliquem o crescimento das redes sociais como canais de informações que desmentem o mito da imparcialidade difundido pelas grandes corporações.



Foto: Petra Costa

Comentários