Câmara  Municipal realiza nova audiência pública sobre a revitalização do Centro de Niterói

Logo mais, às 19 horas, a Câmara Municipal de Niterói promove audiência pública para debater o projeto de lei que tramita na Casa sobre a Operação Urbana Consorciada (OUC). o projeto prevê a revitalização do Centro por empresas privadas que terão, em troca, o direito de construir empreendimentos imobiliários acima do gabarito estabelecido pelo Plano Diretor do município. 

De acordo com a secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade, Verena Andreatta “A prioridade deste projeto é direcionar investimentos para a centralidade do município para reverter o quadro de abandono. A Operação Urbana Consorciada é um projeto de parceria público privada com a qual a prefeitura obterá os recursos privados para investimentos na área central da cidade”, disse Verena.
Verena Andreatta também destacou quais transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e valorização ambiental que a OUC pode proporcionar. Pelo projeto, dois eixos principais serão atendidos: a requalificação dos espaços públicos com infraestrutura e a revitalização da frente marítima.
“Teremos 190 mil metros quadrados de calçadas renovadas, faremos 20 quilômetros de ciclovias e serão 60 quilômetros de ruas com todas as suas redes – elétrica, telefonia, drenagem e esgoto – renovadas e subterrâneas. Também serão urbanizados 5,5 quilômetros de orla, do Gragoatá a Ponta D’Areia e integraremos o Caminho Niemeyer à cidade. O projeto também contempla a área de mobilidade, com um terminal intermodal, vila dos pescadores e nova esplanada Araribóia, e a reurbanização e habitação de interesse social das comunidades localizadas no Centro, como os morros do Estado e do Arroz”, destacou Verena.
As iniciativas também incluem a preservação dos edifícios históricos e culturais da cidade, hoje degradados, tais como a reforma da Casa Norival de Freitas e a Ilha da Boa Viagem, bens tombados pelo Patrimônio.

Saiba mais sobre o projeto de Revitalização do Centro de Niterói no site: 

http://centro.niteroi.rj.gov.br/

Facebook:  https://www.facebook.com/pages/Revitaliza%C3%A7%C3%A3o-do-Centro-de-Niter%C3%B3i/181877455319347?ref=hl

Twitter: https://twitter.com/niteroicentro

Comentários