Primeiro trecho da obra de revitalização da Moreira César foi entregue neste sábado


         Nesta primeira etapa de obras de revitalização, a via ganhou uma série de intervençõesFoto: Lucas Benevides



A Prefeitura de Niterói entregou neste sábado (5/12) o primeiro trecho da obra de revitalização da Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, na Zona Sul da cidade, entre as ruas Miguel de Frias e Álvares de Azevedo.

A obra está sendo realizada com um investimento de R$ 8.098.642,27, recursos da União obtidos através de emenda orçamentária do deputado federal Sergio Zveiter. A reurbanização da Rua Moreira César é um projeto que os lojistas esperam desde 2007.

Outra novidade é a calçada e o meio-fio feitos de granito, material que saiu a preço de custo para o investimento. Morador de Icaraí, o dono da empresa fabricante do granito, Zenildo Petrelli, quis fazer uma contribuição à sua cidade.

Com as intervenções, a via ganhará um sistema de "traffic calming" nos cruzamentos para garantir segurança e comodidade aos pedestres. Nesses trechos, os motoristas terão que reduzir a velocidade. O piso da rua será nivelado ao da calçada, que terá barras de segurança para impedir a travessia fora da faixa de pedestres. A via também passará a contar com uma faixa de rolamento e uma de estacionamento (com 6 metros), e também uma ciclofaixa em toda a sua extensão (com 1,20m de largura).

Outra novidade será a calçada e o meio-fio feitos de granito, material que saiu a preço de custo para o investimento. Morador de Icaraí, o dono da empresa fabricante do granito, Zenildo Petrelli, quis fazer uma contribuição à sua cidade.

A Moreira César é um dos principais centros comerciais da cidade. Ela gera cerca de 10 mil empregos diretos. A expectativa é que, com a revitalização, esse número aumente.

Modernização

Pelo projeto de revitalização, a Moreira César receberá ainda a instalação de pisos táteis, de acordo com as modernas normas de acessibilidade, 13 bicicletários, padronização de todos os equipamentos e mobiliário urbano (como bancas de flores e de jornais, lixeiras, jardineiras e bancos), e nova programação visual como forma de reforçar sua identidade.

Também está sendo feita a substituição de toda a fiação aérea pelo sistema subterrâneo; instalação de novos postes com duas saídas de luz (uma mais alta para a rua e outra mais baixa para a calçada); monitoramento permanente por câmeras de segurança; acesso livre à internet, com rede wi-fi; instalação de 28 totens multimídia para informação; reforço na limpeza urbana, com ênfase na coleta seletiva de lixo, reaproveitamento de águas cinzas e logística reversa de embalagens, insumos e equipamentos.

Fonte: Prefeitura de Niterói

Comentários