Site mentiroso baseado nos EUA espalha boato sobre a saúde de Lula





Pesquisar é sempre a melhor garantia para se manter bem informado. A atualização dos fatos em tempo real desmontou o velho hábito de ler as notícias no jornal do dia seguinte. A informação não está mais confinada ao velho impresso e circula velozmente pelas redes por meio de blogs, sites e redes sociais. Neste caso, é sempre bom desconfiar do que se lê e buscar confirmação em outras fontes.

Há poucos dias, por uma indicação de um amigo, tive a curiosidade de acessar o Pensa Brasil, não conhecia o site mas logo percebi pelo conteúdo, que se tratava de uma publicação conservadora. Como não costumo perder tempo com ideias obsoletas e informações distorcidas, voltei minha atenção para publicações mais úteis. Agora o Instituto Lula alerta para o fato de que este site está sediado nos Estados Unidos e vive de espalhar notícias falsas.

Como vemos, o que não falta é mídia com credibilidade duvidosa, criados muito mais para confundir, do que para explicar. Como distinguir o falso do verdadeiro neste oceano de imprecisões? O melhor a fazer é desconfiar sempre, filtrando as informações, conferindo em outros sites e consultando diferentes opiniões sobre os fatos. 


A seguir, a nota do Instituto Lula contestando a falsa notícia.


NOTA À IMPRENSA
Site mentiroso baseado nos EUA espalha boato sobre a saúde de Lula


São Paulo, 19 de maio de 2016, 

Ontem (18), o site de notícias falsas Pensa Brasil divulgou mais uma de suas mentiras, ao dizer que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria sido internado às pressas em São Paulo.

Com sede nos Estados Unidos, o Pensa Brasil serve ao único propósito de enganar a população brasileira com suas notícias inventadas e tem preferência especial pelo ex-presidente Lula (http://www.institutolula.org/pensa-brasil-mentiras-nas-redes-estao-alem-de-todos-os-limites) . Infelizmente, os boatos são amplamente compartilhados e acabam distorcendo o debate público (http://brasil.elpais.com/brasil/2016/04/17/opinion/1460912901_784452.html)

Comentários