Música Brasileira em Dois Tempos - Contextos

ANOS 40


BRASIL PANDEIRO - 1941
ASSIS VALENTE

Chegou a hora dessa gente bronzeada
Mostrar seu valor
Eu fui à penha fui pedir à padroeira para
Me ajudar
Salve o morro do vintém, pindura-saia,
Eu quero ver
Eu quero ver o tio sam tocar pandeiro
Para o mundo sambar

O tio Sam está querendo conhecer
A nossa batucada
Anda dizendo que o molho da baiana
Melhorou seu prato
Vai entrar no cuscuz, acarajé e abará
Na casa branca já dançou a batucada
De ioiô i iaiá

Brasil, esquentai vossos pandeiros iluminai os terreiros
Que nós queremos sambar

Há quem sambe diferente
Noutras terras, outra gente
Um batuque de matar
Batucada, reuni vossos valores
Pastorinhas e cantores
Expressões que não tem par
Oh! Meu Brasil
Brasil, esquentai vossos pandeiros...


Isto Aqui o Que É – 1942
Ary Barroso

Isto aqui, ô, ô
É um pouquinho de Brasil, Iaiá
Desse Brasil que canta e é feliz,
Feliz, feliz
É, também, um pouco de uma raça
Que não tem medo de fumaça, ai, ai
E não se entrega, não
Olha o jeito nas cadeiras,
Que ela sabe dar
Olha, só o remelexo
Que ela sabe dar
Olha, o passo de batuque
Que ela sabe dar
Olha, o tombo, nos quadris,
Que ela sabe dar
Morena boa
Que me faz penar
Põe a sandália de prata
E vem pro samba, sambar

Início dos anos 40, o governo Vargas, assina um acordo de cooperação com os Estados Unidos, que previa a instalação de duas missões militares no Rio de Janeiro e a construção da usina siderúrgica de Volta Redonda.
O acordo significou uma mudança na posição de neutralidade que o Brasil sustentava época. Getulio governava o país tendo à sua disposição um arsenal de instrumentos autoritários, resultante da constituição de 1937. No plano econômico, Vargas conduzia um projeto de desenvolvimento com ênfase na industrialização.
No cenário internacional, o distanciamento do Brasil no conflito estava próximo do fim, os Estados Unidos iniciavam gestões diplomáticas e promoveram um esforço de propaganda no sentido de garantir a participação brasileira na segunda guerra.
O samba exaltação, que teve em Ari Barroso um dos seus principais artífices, promovia a imagem de um Brasil potência, era peça de propaganda do estado novo ao mesmo tempo que servia aos propósitos da política de boa vizinhança do Presidente Franklin Roosevelt.
Por outro lado a invasão cultural estadunidense não deixava de provocar reações. Assis Valente, nacionalista convicto, criou canções que enalteciam as qualidades e virtudes do povo brasileiro ao mesmo tempo que criticava a excessiva influência estrangeira em nosso país.



















ANOS 80


Comida
Titãs

Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?

A gente não quer só comida,
A gente quer comida, diversão e arte
A gente não quer só comida,
A gente quer saída para qualquer parte
A gente não quer só comida,
A gente quer bebida, diversão, balé
A gente não quer só comida,
A gente quer a vida como a vida quer

Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?

A gente não quer só comer,
A gente quer comer e quer fazer amor
A gente não quer só comer,
A gente quer prazer pra aliviar a dor
A gente não quer só dinheiro,
A gente quer dinheiro e felicidade
A gente não quer só dinheiro,
A gente quer inteiro e não pela metade










Década perdida para alguns, período de intensa criatividade para outros, os anos 80 legaram acima de tudo muita polêmica, o país lutava pela redemocratização e ainda ecoava a indagação “ Que país é este?”, quando a denominada geração 80 resolveu entrar em cena escrevendo a crônica de sua época.
A busca de novas linguagens foi a tônica que marcou os movimentos culturais da década, nas artes plásticas a geração 80 apontava caminhos estéticos diferenciados, o Rock Brasil produzia a trilha sonora de um país em busca de sua identidade. Não estava sozinho nesta prospecção, na capital paulista, um grupo de artistas de vanguarda inaugurava o movimento Lira Paulistana, uma tentativa de escapar do padrão cultural vigente.
Os Titãs surgiram neste cenário de mudanças, nos primeiros discos, dialogaram com a jovem guarda, depois assumiram uma sonoridade própria, forte, distinta e marcante. Em CABEÇA DINOSSAURO conquistaram o reconhecimento da crítica especializada.
Na política o movimento pela redemocratização conseguia as primeiras vitórias como a eleição de governadores em 1982 e a mobilização de massa pelas diretas já que desembocaria na eleição de Tancredo Neves no colégio eleitoral, fechando a década a eleição de Collor e a queda do muro de Berlim.
A obra dos Titãs reflete a inquietude de uma época, de uma geração que não se conformava com os modelos impostos, questionava as instituições e os valores morais, entretanto, persistia na esperança de um mundo melhor e uma realidade mais justa .















Referências

Diretrizes do Estado Novo (1937-1945) Educação, cultura e propaganda.
Disponível em:
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