Tempo de Oportunidade

Quem se movimenta na infovia percebe as movimentações, os fluxos de criação de conteúdo promovidos por usuários que participam de fóruns, seção de comentários dos jornais, um número crescente de internautas que perdem a inibição e apresentam as suas idéias para o mundo via Internet.
Este salto qualitativo aconteceu nos últimos anos, tornando a comunicação mais abrangente, inserindo novos atores, tornando receptores em produtores de conteúdo, alterando gradativamente a correlação de forças no campo comunicativo.
É claro que o poder das grandes corporações continua imenso mas pela primeira vez elas encontram concorrentes à altura, que disputam espaços se utilizando dos novos recursos tecnológicos e oferecendo conteúdos diversificados para públicos dispostos a descobrir novos territórios midiáticos.
Para onde essas mudanças irão nos levar é uma incógnita, é perceptível o esforço das grandes empresas em delimitar o poder dos internautas oferecendo elas próprias ferramentas de interação dentro dos seus portais.
Mas correndo por fora, uma infinidade de opções é criada, facilitando a tarefa de publicar textos. É neste contexto que podemos afirmar que a Internet, é hoje, o grande território a ser ocupado por todas as pessoas que lutam contra qualquer forma de opressão.
A liberdade que permeia as relações virtuais, deve ser respeitada e exercida cotidianamente, não se admitindo qualquer tipo de controle que venha a colocar em risco a privacidade das pessoas. Diante disso, é preciso preservar os mecanismos que servem como fonte inesgotável de criação.

Comentários