ESTRANHEZA

Josef Fritzl, era um sujeito comum, vivendo seus 72 anos do jeito que a maioria vive, cuidando da esposa, filhos e netos. No entanto, no último domingo Josef deixou de ser a pessoa comum da cidade de Amstetten ....... agora ele é objeto de estudo, pois milhões de pessoas em todo o mundo buscam uma explicação para tamanha perversidade.
A história de Josef e o que ele foi capaz de fazer( leia mais aqui) será temas de muitos estudos e análises, sobre os limites da crueldade humana, sobre isso os especialistas serão capazes de traçar um retrato da complexa e doentia personalidade de Josef.
No entanto, é a indiferença das pessoas que chama a atenção neste caso. Nestes tempos de Vigilância, de privacidade permanentemente ameaçada, o que destoa é a mais absoluta falta de curiosidade com o destino do outro, de toda uma comunidade que conhecia e convivia com a família Fritzl.
Algo de muito estranho acontece nesta cidade austríaca, ou melhor seria dizer neste mundo contemporâneo, sim, pois nesta realidade globalizada do mundo contemporâneo, o que acontece em Amstetten afeta o mundo inteiro, e neste sentido, a indiferença em uma localidade pode se repetir em diversas localidades.
O drama de Ellizabeth e seus filhos ainda vai emocionar e desencadear debates, mas é importante que a justa indignação provoque a necessária reflexão sobre o tipo de sociedade em que vivemos, capaz de desenvolver mecanismos de controle como câmeras espalhadas por todos os lados mas estranhamente descuidada com a solidariedade e atençao ao próximo.

Comentários