Promover e facilitar a aquisição de computadores, o acesso à Internet e aos inúmeros recursos oferecidos pela rede à totalidade da população brasileira.
Este é o desafio que a sociedade cívil e órgãos governamentais se propuseram a resolver. A primeira etapa está sendo atendida com a implementação de políticas específicas que reduzem o preço dos impostos e viabizam a aquisição de computadores por amplos segmentos da população. Podemos afirmar que neste momento, há um início de massificação da venda de PCs no Brasil, superando, inclusive, a venda de televisores.
Neste sentido, é importante manter as políticas de incentivo, pois permanece alto o número de pessoas que ainda não tiveram acesso a um computador. Além do crédito facilitado, surgem iniciativas (públicas e privadas) que possibilitam a atilização destes equipamentos, seja em Telecentros ou nas chamadas Lan Houses.
No entanto, para aumentar o número de usuários no país, serão necessários mais investimentos que permitam a ampliação da oferta de banda larga e a instalação destes recursos em escolas e repartições públicas.
No dia 17 de maio, teremos o Dia da Internet 2008, leia mais aqui. Este Blog pretende participar e conferir as novidades, acompanhando os debates sobre as novas tecnologias e sua aplicação nas políticas de inclusão social.

Comentários