Reportagem no Globo
Há algum tempo, os meios de comunicação dedicavam pouca atenção para manifestação do público, as seções de cartas dos jornais ofereciam espaços reduzidos para que os leitores se manifestassem a respeito dos temas de maior interesse, neste sentido, eram meros consumidores de notícias que de vez em quando expressavam seu descontentamento com algum fato.
Com o advento da Internet, esta realidade começou a mudar, a quantidade de pessoas que passaram a publicar por conta própria informações, idéias e opiniões aumentou consideravelmente, levando as corporações comunicativas a se renovarem e a instituir espaços interativos de participação do leitor.
Os internautas/leitores, dispõe agora, de ferramentas suficientes para transmitir informações relevantes para um público cada vez mais amplo. A matéria que republicamos a seguir é uma demonstração de como é possível abrir espaço no ambiente midiático e ocupar territórios que antes funcionam como verdadeiras extensões da mídia tradicional.
O crescimento dos Blogs e outros meios de comunicação a partir da Internet não representam a eliminação dos veículos convencionais, a aquisição da Cnet pela rede CBS é um exemplo de como os grandes grupos de comunicação pretendem lidar com os desafios decorrentes da transformação tecnológica, é uma tentativa de lidar com o que poderíamos denominar de comunicação cidadã interativa.
Portanto, a expansão das ferramentas tecnológicas oferece aos leitores a oportunidade de explorar um território de múltiplas possibilidades: blogs, sites de relacionamento, vídeos e fotos online. A adesão dos veículos tradicionais de comunicação é a constatação indiscutível de que a Web 2.0 se consolidou.
O Globo Online de 15 de maio publicou a seguinte matéria:




Para melhor visualização, clique na imagem acima
ou acessar:

Comentários