Rádio: atualidade e fascínio


Pioneiro dos meios eletrônicos de comunicação social, o rádio conserva o fascínio que conquistou a admiração de seus ouvintes, mesmo com todos os avanços obtidos pelo desenvolvimento tecnológico, o meio desperta a confiança de milhões de pessoas que acompanham diariamente as suas transmissões.
No Rio de Janeiro, nas transmissões esportivas o locutor José Carlos Araújo é imbatível, desde os anos 70, Garotinho, como se tornou conhecido, ocupa o microfone da Rádio Globo liderando a audiência e imprimindo um estilo diferenciado na arte de narrar futebol.
Da escola dos grandes locutores esportivos teve a influência de Oduvaldo Cozzi, Jorge Curi,Doalcei Bueno de Camargo e Valdir Amaral. Estes locutores através de suas narrativas transportavam seus ouvintes para a beira do gramado, inovando, criando bordões e vinhetas inesquecíveis.
José Carlos Araújo aprendeu com estes mestres e se tornou uma lenda viva do rádio. Seu ingresso na Rádio Nacional afetou a liderança exercida pela Globo que logo depois o contratou para não mais perdê-lo.
A presença do locutor carioca no Campus da Estácio de Niterói provocou um intenso movimento de alunos e professores, todos interessados em conhecer Garotinho de perto e assistir a uma aula de rádio dada por aquele que é considerado um mito, uma legenda da comunicação brasileira.



Público prestigia o Globo Esportivo na Estácio


Estúdio Móvel no Campus Niterói da Estácio



José Carlos na TV Estácio


José Carlos Araújo e Márcio Kerbel




A repórter Débora da TV Estácio e José Carlos Araújo

Comentários