É o cara, é o país

A imprensa brasileira de modo geral repercutiu positivamente aos elogios feitos pelo Presidente Obama em relação ao colega brasileiro Lula, mas algumas reações são dignas de nota, como a de alguns âncoras de rádios All News, que consideraram o gesto do presidente americano uma brincadeira sem importância.
É claro que foi um momento de descontração, mas em um contexto significativo, estavam presentes na reunião do G 20, algumas das principais lideranças mundiais para discutir os rumos da economia diante de uma grave crise econômica.
Ao tentar reduzir os impactos da aproximação entre entre lideranças como Lula e Obama, os prestigiosos âncoras perdem uma boa oportunidade de interpretar os fatos que se tornarão historia. Neste sentido, podemos desconfiar da linha editorial adotada por estas emissoras ditas All News que em certos momentos mais distocem do que informam de fato.

Atualizando: continua repercutindo positivamente a conversa entre Obama e Lula no G20 , Na CBN, Merval Pereira e Carlos Alberto Sademberg reconheceram o protagonismo do presidente brasileiro. Aproveitando a oportunidade nosso amigo Newton Valente envia o link do encontro que pode ser conferido aqui.


Conferência Nacional de Comunicação

Certos profissionais de imprensa parecem donos da verdade absoluta, revestidos de uma autoridade oriunda não se sabe de onde, exageram na dose. Suas atitudes não resistem a uma análise detalhada que faça as devidas conexões que ligam estes profissionais aos interesses das empresas em que trabalham.
É neste cenário que a Conferência Nacional de Comunicação, que será realizada em Brasília nos dias 2,3 e 4 de dezembro, começa a obter espaço nos tradicionais meios eletrônicos de informação, neste sentido, a conversa entre Ethevaldo Siqueira e Heródoto Barbeiro na CBN, foi exemplar, na introdução fica latente que o debate sobre questões fundamentais, tão necessário para uma mudança no modelo de comunicação brasileira, será caraterizado como espécie de "Oba Oba político". Ao que tudo indica estão buscando uma vacina que preserve os interesses das empresas que concentram o poder neste setor.
Os que atuam nos movimentos sociais e os que defendem uma regulação que de fato democratize o processo de produção e divulgação da informação tem a responsabilidade de promover a ampliação deste debate, provando que os temas da comunicação são de interesse do conjunto da população brasileira.

Comentários