A Ponte Saturada

Amanhã é mais um dia de trabalho e também de passar parte do tempo preso em engarrafamentos na Ponte Rio Niterói. Inaugurada em 1974, a ponte já não suporta o fluxo atual de carros e surpreende que não exista nenhum plano de transporte alternativo em andamento. A verdade é que a Ponte saturou.
O transporte hidroviário que poderia contribuir para melhorar o trânsito nas cidades, é deficiciente, entregue à Barcas S.A é um transtorno para os usuários, a concessão é permanentemente questionada mas não há sinais de que o governo pretenda quebrar o monopólio exercido pela empresa da 1001. Outra possibilidade seria a estatização do serviço mas essa alternativa, no momento, não é cogitada.
E finalmente a Linha 3 do Metrô, um sonho que não sai do papel, mas que é visto por especialistas como a saída para o enorme fluxo que transita entre as cidades da região leste metropolitana e a capital do Estado.
Uma certeza é inabalável, a de que a ponte não é mais suficiente para garantir um transporte de massa rápido, qualificado e seguro. Autoridades dos governos Federal, estadual precisam discutir urgentemente uma solução que contemple os interesses da população. Os governos municipais, principalmente os de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí devem participar efetivamente desta discussão, na medida em que seus municípios são diretamente atingidos.

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