Cidades Criativas
Curitiba se prepara para sediar a Iª Conferência Internacional de Cidades Inovadoras

A conferência será realizada de 11 a 14 de março de 2010 e pretende estabelecer um ambiente propício para a desenvolvimento da cultura da inovação, contribuindo para identificar soluções para os problemas das grandes cidades.
O desenvolvimento econômico e tecnológico acarretam mudanças sociais, ambientais e culturais. Compreender a complexidade dos problemas e encontrar soluções criativas são competências exigidas no campo das organizações públicas e privadas.
De um lado a competitividade para se manter no mercado, de outro a obrigação de gerar políticas públicas que contemplem a totalidade da população.
A crise econômica internacional desmontou dogmas até então sustentados pelo liberalismo ortodoxo. A mão salvadora do poder público se fez presente ainda na gestão Bush, uma ofensa para os liberais mais ortodoxos que defendiam o estado mínimo.
Agora imprensa e políticos buscam argumentos para justificar tantas contradições, perda de tempo, que o diga a toda poderosa GM, agora estatizada para não desaparecer do mapa corporativo.
A inovação, portanto, surge para quebrar preconceitos, visões estigmatizadas que não conseguem enxergar para além do horizonte e isto serve para certos setores da esquerda que insistem em receitar antigas fórmulas do século XIX sem filtrá-las pela ótica do Século XXI.
o mundo muda a cada instante, sabemos que se não agirmos rapidamente não conseguiremos enfrentar problemas como o aquecimento global, a pobreza, a fome, a saúde, a educação.Podemos e devemos usar a inovação para melhorar a vida em todos os seus aspectos e isso não diz respeito apenas à tecnologia, tem a ver com o modo de pensar, de interagir com o outro, admitindo que neste estado de aprendizagem contínua podemos influenciar o rumo da história e cuidar para tornar este Planeta um lugar melhor para se viver.

Comentários