Crise no Irã

Manifestações em Teerã reúnem milhares de pessoas

Em Teerã, prosseguem as manifestações contra o regime iraniano, neste sábado, milhares de pessoas voltaram a protestar exigindo novas eleições e o fim da violência no país. Segundo a rede de televisão americana CNN, 19 pessoas morreram nos confrontos, fontes na capital iraniana, no entanto, informam que o número de mortos pode chegar a 150.
Com o cerceamento da imprensa e a censura imposta aos meios de comunicação, a opinião pública internacional acompanha a crise iraniana através da internet. Internautas publicam em redes sociais e blogs,textos e fotos,resistindo ao forte controle estatal.
O Conselho de Guardiães iraniano decidiu recontar 10% dos votos da eleição presidencial mas a decisão foi criticada pela oposição. O líder oposicionista Mirhossein Mousavi disse que está "pronto para o martírio". O presidente norte-americano Barack Obama pediu ao governo iranniano que pare "com todas as ações violentas e injustas contra seu próprio povo".

O Presidente Lula precisa rever imediatamente o apoio prestado pelo governo brasileiro ao presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad. É evidente que o processo eleitoral naquele país está sob suspeita.
A rapidez na proclamação dos resultados das eleições presidenciais, a reação indignada dos manifestantes nas ruas, a violência sem limites da polícia e da milícia iraniana são indícios de uma grave crise sem precedentes naquele país.



Comentários