Morre o poeta e jornalista Rafael Pimenta

O jornalista Rafael Pimenta Francisco,54 anos, foi assassinado na noite desta sexta-feira, após tentativa de assalto. O crime ocorreu por volta das 19hs, em frente a uma oficina mecânica, na Avenida Ruy Barbosa, em São Francisco,Niterói.
Pimenta foi atingido nas costas por um tiro de pistola disparado por um motociclista que estava de capacete. Segundo relatos de testemunhas, o criminoso pediu que as pessoas que estavam próximas se afastassem, disparando em seguida.
Rafael Pimenta era Editor do Jornal Enseada que circula nos bairros de São Francisco,Charitas e Jurujuba. Poeta, produtor e ativista cultural, promoveu projetos com a participação de diversos artista, sempre valorizando a poesia na cidade.

Rafael Pimenta é mais uma vítima da insegurança que atinge as grandes cidades brasileiras, Niterói entra definitivamente no mapa estatístico da violência, o Estado, incapaz de conter a elevação da criminalidade, custa a aumentar o efetivo do 12º BPM, a falta de um policiamento ostensivo, por si só, não serve como justificativo para a situação que se vive na cidade. Antigamente, gostávamos de pensar que a cidade estaria imune diante do aumento da criminalidade, mas a percepção é a de que a cidade não dispõe dos recursos necessários para combater a violência.
A morte de Rafael provoca indignação e revolta, é uma perda para os que militam na cultura niteroiense, o poeta atingido pelo tiro certeiro de uma pistola, não pode ser silenciado pelo ato covarde e desumano de um criminoso.
Sua obra continuará viva nas lembranças de seus companheiros de arte, quem militou no campo da cultura nestes anos, sabe que sua persistência rendeu belas contribuições como poemas, livros e espetáculos na orla que entram definitivamente para a história da cidade.

Comentários

Moduan Matus disse…
Grande amigo, poeta desde a Feira de Poesia da Cinelândia (1980). Figura maravilhosa. Moduan Matus.