Câmara promove ato comemorativo dos 30 anos da greve de 79

                                                  
                                                                    



Nesta sexta-feira,  dia 6 de novembro, às 18h, será comemorado na Câmara Municipal de Niterói os 30 anos da greve de 1979. O movimento fez história, foi a primeira grande greve organizada pelo então Centro Estadual de Professores, que depois se transformou no atual Sepe.

A iniciativa  do vereador André Diniz  homenageia a coragem dos antigos militantes  do Cepe e será uma oportunidade para refletir sobre as primeiras tentativas dos movimentos sociais em romper com a lógica autoritária do regime de força da época.





O movimento foi marcante para os jovens alunos que acompanhavam a paralisação dos professores, era o momento de enfrentar a ditadura, O movimentos sindical resurgia com toda a força, em São Bernado do Campo o presidente do sindicato dos Metalúrgicos, Luís Inácio da Silva, o Lula, desafiava as restrições impostas pelo governo. No Rio de Janeiro, o presidente do Sindicato dos Médicos,   Roberto Chabo foi detido por liderar a greve da categoria.

Na educação, os professores indicaram o caminho para a organização dos movimentos sociais, provaram que era possível suspender as atividades de classe e ao mesmo tempo dialogar com a sociedade, diversas lideranças sociais prestaram solidariedade ao movimento, entre elas, o líder metalúrgico Lula, que ao lado do presidente do CEP, Godofredo Pinto, conclamava a todos a continuarem na luta.

Para os jovens estudantes da época, foi uma oportunidade, um aprendizado que muitos jamais esqueceram, uma lição de democracia que teve início nas salas de aula, atravessou as assembléias lotadas no Clube Maxwel e inspirou mais tarde o processo de redemocratização do país.

Comentários