Deu no JB

Nota de Marcelo Migliaccio no JB Online informa sobre o  silêncio da grande imprensa sobre a I Conferência Nacional de Comunicação.Nos últimos dias os jornais de ponta resolveram reconhecer a existência do encontro que acontece em Brasília, nos dias 14 e 15 de dezembro.

A abordagem, no entanto, é sempre negativa,os articulistas criticam a proposta de criação de um Conselho Nacional de Comunicação, confundem propositadamente controle social com censura e utilizam conceitos como liberdade de imprensa para se opor à qualquer tentativa de instituir marco regulatório no setor.

O enfoque positivo dado pelo  JB, contraria o tratamento dispensado pelos demais veículos de comunicação. Não deixa de ser um alento, ainda mais quando observamos a preocupação de alguns empresários, com o ingresso das empresas de telecomunicações no campo das transmissões e produções de conteúdo

A aceleração das novidades tecnológicas e a  expansão do espaço midiático com a massificação de blogs e redes sociais tem conseguido influenciar o debate e furar o bloqueio de silêncio sobre a Confecom promovido pelos grandes conglomerados do setor.

Entretanto, não é possível concordar com o ufanismo de Fernando Gabeira e a tentativa de enquadrar a luta pela democratização da comunicação como algo superado pelo surgimento de novas ferramentas de interação.

Os movimentos sociais não desprezam o poder de fogo destes grupos e sabem que a Conferência é o espaço adequado para a partir do diálogo de diferentes segmentos produzir políticas públicas que ampliem as possibilidades de  comunicação do Campo Popular.





Comentários