Movimento dos professores em 1979: a greve que não acabou



Uma noite que entrou para a  história: em uma solenidade marcada pela emoção, dirigentes do antigo  CEP, atual SEPE,  se reuniram na Câmara Municipal de Niterói para recordarar os 30 anos da greve de 1979, um movimento que mobilizou milhares de professores e levou a detenção de sua principal liderança, o professor Godofredo Pinto.

O encontro foi promovido pelo vereador André Diniz e contou com a presença de lideranças políticas como o deputado federal Chico D´Angelo, o deputado estadual Alessandro Molon, o vereador Vitor Junior e  a ex-secretária de Educação Maria Felisberta.
               

                     

II Congresso Estadual do CEP
1987 - Rio de Janeiro/Brasil


Na foto acima, Gofredo Pinto, Hildézia Medeiros e Ítalo Moriconi no  3º Congresso Estadual do Centro de Professores do Rio de Janeiro - CEP, comemorando o décimo aniversário da entidade. 


O líder da greve de 79: Godofredo Pinto

Em 1979, os  professores do Rio de Janeiro promoveram uma greve que entrou para a história do sindicalismo e da resistência democrática do país. Liderados por Godofredo Pinto, Hildézia Medeiros e Ricardo Coelho, os grevistas evidenciaram o autoritarismo do regime e provaram que era possível avançar na adversidade.



 Hildézia Medeiros

O encontro de hoje, sintetizou 30 anos esta noite, uma volta ao passado para compreender o presente e imaginar um  futuro que espelhe as transformações em curso no país. O Brasil de hoje é fruto daqueles dias de luta e a persistência destes militantes, servidores públicos que mudaram  a forma de se fazer política, dando vez e voz às bases, estabelecendo organização por núcleos regionais, uma estrutura que inspirou outros movimentos sociais.


                                  Alexandre Molon, Ricardo Coelho e André Diniz


A greve de 79 motivou o surgimento de outros movimentos, no ABC, a greve dos trabalhadores metalúgicos acontecia no mesmo contexto de afirmação de um novo sindicalismo, tendo à frente a liderança firme de Luís Inácio da Silva, o Lula. No Rio de Janeiro, os profissionais de saúde iniciavam paralisações que levariam à prisão, o presidente do Sindicato dos Médicos, Roberto Chabo.


Valdir Almada homenageia militantes que fizeram história

A solenidade de hoje, na Câmara Municipal, reacendeu a memória daqueles que lutaram em condições adversas, muitas vezes colocando a vida em risco. Ouvir Godofredo Pinto, Hilldézia Medeiros , Ricardo Coelho e outros históricos militantes rememorando fatos daquela época, foi como uma viagem no tempo.É uma justa homenagem que prossegue nas páginas deste  blog e se estende em outros espaços pela  internet que, certamente, cuidarão de preservar a memória deste movimento.



Comentários

Homenagear a greve histórica de 79 e ignorar a greve atual dos educadores da rede municipal de Niterói é muita contradição. Os vereadores e principalmente André Diniz, autor da referida homenagem, têm obrigação de participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA na próxima terça-feira, dia 23 de agosto, às 13 horas na Câmara Municipal de nossa cidade, onde estaremos contribuindo para o sucesso do movimento que começou em 79 e que hoje tem outros atores.