SBPC lança movimento em busca de "revolução pelo ensino básico"



A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou hoje (13) o movimento SBPC: Pacto pela Educação. A ideia é, junto com outras entidades como União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), apresentar no primeiro semestre do ano que vem propostas para a melhoria do ensino básico no país.

“Devemos fazer uma revolução pelo ensino básico, que vai mal. Temos uma pedagogia ultrapassada, professores mal   pagos, violência nas escolas. Queremos propor ações para resolver problemas emergenciais e também em médio e longo prazos”, disse o coordenador do Grupo de Trabalho de Educação da SBPC, Isaac Roitman. “Queremos fazer com que segmentos da sociedade sejam fiscais da qualidade da educação. É o TCU da educação”, completou.

Para o diretor-geral da SBPC, Marco Antônio Raupp, é preciso estimular a discussão sobre as políticas públicas em educação e cobrar das autoridades as medidas. “Vamos fazer gestões com os novos governantes, nos próximos 20 anos, para que deem à educação o status de política de Estado”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Espaço Escolar

Investir  mais em educação é a única saída para o Brasil obter um desenvolvimento sustentável e duradouro.O Pacto pela Educação, lançado pela SBPC é a oportunidade da sociedade influir mais diretamente na melhoria do ensino público do país.



O desafio é arejar  a escola,  tornar o ambiente escolar um lugar mais agradável,  onde o aluno possa encontrar as ferramentas que já fazem parte de seu cotidiano, seja em casa, seja em espaços públicos de acesso a Internet.


Outro importante desafio é convencer os pais de alunos  a participarem da vida escolar, fazer da escola, um verdadeiro ponto de cultura e encontro comunitário.


A escola é a principal referência em espaço público nas comunidades, é preciso, portanto, oferecer atrativos que aconteçam nos finais de semana e nos horários livres. 
Entre as possibilidades de aproveitamento do espaço escolar estão: programas de extensão em parceria com as universidades públicas, exibições de peças teatrais, cineclubes, oficinas  de leitura, eventos esportivos, etc.








Comentários