O resultado no Chile e as eleições no Brasil

Alguns articulistas e políticos brasileiros estão exultantes com o resultado das eleições no Chile, tentam traçar um paralelo com as próximas eleições em 2010.Uma comparação apressada pode dificultar a compreensão do processo político nestes países e na América Latina como um todo.

O contexto  de hegemonia da  Consertacion revela um desgaste do campo que governou o Chile por 20 anos e que não foi capaz de responder satisfatóriamente às demandas da sociedade chilena. As regras  democráticas supõe a alternância de diferentes concepções ideológicas nopoder. É um sinal de amadurecimento político, natural nas democracias mais consolidadas.

No entanto, se o ciclo da consertacion chilena cumpriu  uma etapa, o mesmo não se pode dizer da coligação de partidos que governa o Brasil nestes oito anos.O êxito de políticas públicas de inclusão social e o processo de desenvolvimento econômico estarão no centro do debate sucessório. Neste caso, a comparação com os governos anteriores tornará  inevitável o debate sobre as prioridades sociais e o  papel do estado na economia.

A posição do governador paulista, José Serra, lamentando a derrota da esquerda chilena significa uma tentativa de se desvincular deste debate, tentando reconfigurar seu posicionamento político ancorado históricamente pelas alianças  com os conservadores do DEM, hoje marcada pelas imagens do Panetonegate de Arruda e seus aliados.

Comentários