Acusações contra Dirceu escondem interesses na banda larga

O lançamento da candidatura Dilma no IV Congresso do PT, o enfraquecimento do DEM e de suas principais lideranças em Brasília e em São Paulo e a hesitação do governador Serra em se lançar candidato estão deixando certos setores da mídia brasileira com os nervos à flor da pele.

As reportagens  da Folha de São Paulo, repercutidas pelo O Globo, relacionando o ex-ministro José Dirceu com a Eletronet tem dois objetivos diretos: enfraquecer o Plano Nacional de Banda Larga e comprometer a candidatura de Dilma à presidência.

Nos dois casos a Folha externa sua contrariedade: a posição do governo em favor de um Estado forte,indutor do desenvolvimento econômico encontra forte oposição dos chamados jornalões, defensores de um estado mínimo e da privatização de empresas estratégicas para o país.

Nem a crise financeira internacional e a intervenção dos governos, ditos liberais, na economia abalou o ânimo destes grupos. Neste confronto ideológico os detentores dos meios de comunicação tentam manter a vantagem de falar para diversos públicos.

No entanto,o avanço tecnológico mudou as condições para a circulação da notícia, surgem novos leitores ávidos por informação de qualidade e o acesso a outras fontes e visões é facilitado pelo surgimento de novos canais de comunicação.

O ex-ministro José Dirceu é um dos que utilizam as novas tecnologias para expor suas idéias e eventualmente se defende das acusações de seus adversários a partir de seu blog, a ferramenta permite que o político se comunique diretamente com o leitor sem o risco de distorções comuns em veículos que vendem a falsa idéia de imparcialidade e isenção.

Comentários