A cidade e a paisagem

A história de Niterói é permeada pela sua paisagem,  um lugar singular, um ponto de vista privilegiado que oferece ângulos incomparáveis para os amantes da fotografia. A proximidade com a sede do antigo império, se por um lado favoreceu o desenvolvimento econômico, por outro, escondeu belezas e atrativos que só o tempo foi capaz de revelar.

A cidade desperta para a sua vocação: turismo, serviços, conhecimento e cultura. Nela é possível admirar além das belezas naturais, um patrimônio histórico que reúne igrejas e fortes revelando um retrato do Brasil Colonial.

A cidade recebe todos os dias novos moradores que se encantam com as belezas e facilidades de acesso ao comércio e serviços. No campo do conhecimento a Universidade Federal Fluminense e o conjunto de universidades particulares oferecem as condições para a pesquisa e o desenvolvimento científico. Na cultura museus, salas de exposição, teatros e bares incentivam a efercência artístiticas e a todo o momento surgem talentos que são reconhecidos para além dos limites da cidade.

Portanto, Niterói vale uma visita que não se resume a um dia e a uma atração específica, por mais interessante que seja o Museu de Arte Contemporânea existem outras alternativas que merecem constar no roteiro de todo visitante, cabe ressaltar a beleza da região oceânica com as suas lindas praias, parques e montanhas.


Para os mais apaixonados, um lugar único, para os otimistas de plantão, a única cidade que encara o Rio de Janeiro de frente, mas brincadeiras à parte,  a cidade se supera e avança para o futuro com a construção  do MAC e do Caminho Niemeyer na antiga capital fluminense valoriza ainda mais o entorno da Baía de Guanabara.


A paisagem no século XIX na visão de Antônio Parreiras




O entorno do mirante de Icaraí com o Mac ao fundo



  Da Praia de Icaraí o belo cenário carioca



Piratininga na Região Oceânica (Fonte: Neltur)

Comentários

Márcio Kerbel disse…
É pensar que Niterói possui belos cenários e que merecem mais divulgação por parte da imprensa.
Ainda bem que os blogs estão se transformando em uma mídia cada vez mais respeitada.