Debate relâmpago confunde e não esclarece

Um ouvinte atento que prestasse atenção no debate relâmpago, promovido pela Rádio CBN  na manhã desta quinta-feira,  entre os deputados Fernando Ferro (PT) e Paulo Bornhausen (DEM) teria motivos para se confundir.

O que deveria servir para a compreensão sobre o Plano Nacional de Banda Larga, torna-se uma arena de  ataque e defesa entre parlamentares, nada de novo, portanto, mas o que surpreende é a forma como os discursos são empregados, os ataques e defesas de Bornhausen podem até convencer o mais distraído dos ouvintes ou enganar o mais antenado, aquele que diariamente escuta a programação da rádio e julga estar em dia com os fatos.

Mas que fatos? O Plano Nacional de Banda Larga tem sido alvo de ataques constantes dos jornalões e do noticiário das emissoras de rádio, são apresentadas manchetes que de imediato incriminam o ex-ministro José Dirceu, personagem que nas mãos de nossa isenta imprensa adquiriu o perfil de eterno vilão. Mesmo com todos os recursos da internet com suas redes sociais e blogs fica difícil fazer frente a tais ataques midiáticos. A versão ganha ares de fato e fica o dito pelo não dito.

O colunista de tecnologia da CBN ataca o Plano de banda larga e garante estar pronto para debater com qualquer representante do governo sobre o tema. Perguntado sobre a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras,  Etevaldo Silva direciona suas baterias contra os altos impostos pagos pelo setor de telefonia.

Neste mar de informações desencontradas descobrir o contexto e as reais intenções dos atores empresariais e políticos não é tarefa simples mas a internet fornece algumas pistas. Em artigo, no sítio Under-Linux, o articulista Carlos Lopes nos oferece dados  para reflexões mais  embasadas e críticas.

Comentários