Brasil bom de bola e de redes sociais

 Caravana Digital no Rio de Janeiro discute Redes Sociais


A passagem da Caravana Digital pelo Rio de Janeiro serviu para organizar o debate sobre o uso das mídias digitais nas próximas eleições e a importância das redes sociais para aproximar candidatos de eleitores e democratizar o acesso à informação.

Na mesa de abertura do evento, o coordenador de redes sociais da campanha de Dilma Rousseff, Marcelo Branco e a professora da UFRJ, Ivana Bentes ofereceram para a platéia, formada por simpatizantes e filiados do PT, uma série de informações que ajudaram a compreender como as redes sociais podem influir nas próximas eleições.

Os mediadores podem estar em crise mas nem todos entraram em um processo de extinção, muitos são capazes de se adaptar aos novos tempos digitais: rádios, jornais e TVs, estão abrindo espaços para a participação de sua audiência, estes novos atores, denominados por Alex Primo, como interagentes, colaboram de forma voluntária para o preenchimento de conteúdo destas mídias.

Ao mesmo tempo, os interagentes participam das redes sociais publicando blogs, escrevendo de forma sintetizada no Twitter, publicando textos, fotos e vídeos no Orkut e descobrindo as ferramentas interativas do Facebook. No Brasil, os internautas reproduzem na Internet a facilidade do brasileiro em se comunicar. Neste quesito, o país bom de bola também é  campeão  nas redes sociais.

No campo partidário é possível ir muito além do papel de um partido tradicional: acompanhar tendências culturais e comportamentais, promover conteúdos relevantes capazes de sensibilizar ativistas das mais diversas áreas e dialogar com estes setores a fim de contribuir para a mobilização e alcance de seus objetivos.

Comentários