Mano Menezes


Pela primeira entrevista coletiva já dá para perceber relações mais civilizadas  entre o novo técnico da seleção brasileira e a  imprensa. Sai o zangado Dunga e entra o sereno e até agora tranquilo,  Mano Menezes.

Vitorioso, o ex-técnico corintiano esbanjou simpatia e equilíbrio nas respostas, deixando animada parte da torcida que acompanhou a coletiva ao vivo pela  TV ou Internet. Sem criar falsas expectativas, Mano parece não querer quebrar o consenso geral sobre as últimas convocações e atende aos apelos dos que desejavam ver Ganso e Neymar jogando pela seleção.

Futebol é resultado, vitoriosa na África do Sul, os erros da Seleção Brasileira e de seu treinador cairiam no esquecimento, entretanto, a derrota nos deixa a lição de que há outros fatores que devem ser levados em conta na hora da comunicação com o público. Dunga falhou neste quesito, não se tratava de uma disputa com a Globo mas da sua incapacidade de se relacionar com os mediadores da comunicação corporativa.

O ingresso de novos comunicadores, presentes nos blogs e redes sociais, ajuda a ampliar e repercutir mensagens pela Internet mas a forte influência da mídia corporativa ainda prevalece e  não deve ser desprezada sob o risco de se perder canais de  conversação com o  grande público. A impressão inicial é que Mano Menezes, além de reconhecer a importância das mídias sociais,  tem o preparo necessário para lidar com a grande imprensa,  a questão é saber se em momentos de crise será capaz de manter a serenidade.Para o bem da grande torcida brasileira, esperamos que sim.

Comentários