Revisitando Chacrinha

Chacrinha: fonte de inspiração do Tropicalismo

Nesta sexta, no Segundo Caderno do Globo,  Hermano Vianna discute "Chacrinha é o desafio", livro assinado por Abelardo Barbosa, o verdadeiro nome do Chacrinha, o achado é uma transcrição de um depoimento gravado e oferece uma idéia de como era a relação da Crítica com o Velho Guerreiro.

A popularidade de Chacrinha era indiscutível mas parte da intelectualidade torcia o nariz para o gênero de programas de auditório, herança do rádio transplatada para a TV. A irreverência do Velho Guerreiro não encontrou substitutos, ele se manteve em sintonia com o seu público e deixou um legado comunicacional que será melhor avaliado pelas próximas gerações.

Voltando ao artigo, Hermano Vianna não perde a oportunidade  de abordar o preconceito da academia com a televisão, observada em ambientes acadêmicos onde o seu passado de roteirista de programas como Brasil Legal e Central da Periferia  é providencialmente esquecido

Não restam dúvidas sobre o papel central que a televisão  ainda desempenha na comunicação do país, afinal, de acordo com o IBGE, 95,1% dos domcílios brasileiros possuem um receptor de TV.enquanto 23,8% das residências do país estão conectadas à Internet.

A força e a importância da TV entre os brasileiros , não pode ser subestimada, no entanto, a qualidade do que é exibido é ponto para intermináveis discussões. Parte das críticas está na forma rasa como determinados programas tratam questões de interesse público, como algumas atrações vespertinas mescladas de informação e entretenimento.


Comentários