Direito à informação

Se é verdade que o Plano Real estabilizou a moeda e controlou a inflação por outro não podemos esquecer que ele atendeu a um receituário ditado pela comunidade financeira internacional e aplicada de forma simultânea nos países do 3º mundo.

Neste caso, o tratamento quase matou o paciente de inanição: aumento da dependência externa, arrocho salarial, desemprego, aprofundamento das desigualdades sociais, foi a herança que o PSDB deixou para o governo seguinte.

Se observarmos com atenção, veremos que não existe semelhança de propostas e comportamentos entre tucanos e petistas, um reverencia o mercado e defende o Estado Mínimo, o outro inverte prioridades, investe no social e defende o Estado forte, regulador e propulsor do desenvolvimento econômico.

Preocupações éticas devem nortear os partidos, mas devemos tomar cuidado com aqueles que assumem o discurso da moralidade e conspiram contra a democracia como fazia a antiga UDN, ancestral do PFL e seu sucedâneo, o DEM.

No que se refere aos meios de comunicação, Dizer que há diversidade na mídia, é desconhecer a vergonhosa concentração dos meios de comunicação nas mãos de meia dúzia de famílias, não há diversidade, mas uma frágil concorrência que cessa quando o interesse comum destas empresas é ameaçado.
  
Quanto ao comportamento diferenciado, observe a cobertura dos jornais O Globo, Folha e o Estado de S.Paulo, de revistas como a Veja e das TVs Globo e Bandeirantes nesta eleição, atente para a primeira página de O Globo e o tratamento diferenciado entre os candidatos. Escândalos de sobra e pauta negativa para Dilma, nenhuma matéria constrangedora para Serra, denúncias sobre Paulo Preto e outros temas delicados para os tucanos são simplesmente ignorados.

O que a velha mídia teme é o fim dos privilégios e da falta de controle social sobre concessões públicas de rádio e TV, concessões que são renovadas automaticamente sem que a sociedade acompanhe e se manifeste.

No futuro, podemos sonhar com a abertura do setor, com mais e melhores mídias refletindo a diversidade brasileira e cumprindo com o princípio constitucional de programações voltadas para a educação e cultura.

Comentários