Encontros de blogueiros e ativistas de redes sociais confirmam a força do movimento







A soma de todas as imagens enquadradas, de todas as informações anguladas e distorcidas recebidas diariamente em nossos clássicos canais de TV e rádio tem como objetivo criar 'verdades'  sempre vinculadas aos interesses dos poucos proprietários dos meios de comunicação de massa.

Tal realidade predominou por muito tempo no século XX mas a partir do final deste mesmo século, surgem novas ferramentas que auxiliam a sociedade a romper com os limites do pensamento único. O desenvolvimento tecnológico cria as condições para uma nova realidade comunicacional, blogs e redes sociais se multiplicam, alimentando inéditos canais de comunicação onde a livre circulação de ideias abala a relação de forças sustentada pelas megacorporações de comununicação.

É certo que estes conglomerados ainda conservam o domínio sobre canais clássicos da comunicação: jonais, revistas,  telejornais, novelas, shows, transmissões esportivas são parte do imenso acervo que aglutinam parcelas consideraveis do público mas que enfrentam de forma cada vez mais intensa a concorrência das chamadas mídias sociais.

O aporte financeiro das organizações midiáticas permite o desenvolvimento de estratégias capazes de assegurar por algum tempo a liderança desses grupos. Cada novidade é rapidamente incorporada, mensagens são disparadas convidando o internauta a interagir com os canais próprios dos meios de comunicação clássico mas a organização descentralizada da Internet permite que o sujeito do lado ou de qualquer região do planeta comunique-se diretamente com o público.

Neste contexto, é possível imaginar a importância de redes de blogueiros e usuários de mídias sociais, capazes de fazer avançar ideias relacionadas com novas realidades e práticas comunicacionais, confirmando a máxima dos Fóruns Sociais Mundiais de que um novo mundo é possível. 

Logo a realização, nos próximos dias 6, 7 e 8 de maio  do I Encontro de Blogueiros do Estado do Rio, tem um significado mais do que especial. O Rio de Janeiro, por sua visibilidade nacional  pode ampliar a  capacidade de articulação de blogueiros e ativistas digitais apontando para a aconstrução de formas mais sólidas de organização da comunicação popular. 

Comentários