Democratizar a Cultura

Nesta segunda-feira, entidades sociais, ativistas culturais e representantes do governo, estão reunidos em audiência pública na Câmara Municipal  de Niterói, é mais uma iniciativa da sociedade  para garantir o cumprimento das deliberações das últimas  conferências municipais de Cultura.

O debate sobre cultura está na agenda pública dos municípios brasileiros, encontrar uma pauta de consenso tem sido a preocupação dos que militam na área.  No entanto, as dificuldades de consolidar espaços públicos de deliberação com a participação da sociedade tem se constituído no grande obstáculo para a democratização do setor.

De um lado, artistas, produtores e agentes culturais,convivem com uma realidade complexa em que cada município adota políticas públicas diferenciadas e onde nem todos os gestores estão familiarizados com processos de decisão compartilhadas. 

A julgar pelo ritmo das mudanças, implementadas em cada local, o processo será lento e insuficiente para atender às reivindicações dos movimentos sociais, neste caso, a criação de Conselhos Populares Municipais de Cultura pode representar um significativo avanço, pois funcionariam como instrumentos efetivos de pressão. Investir nesta possibilidade é tarefa  que anima os ativistas culturais e os que acreditam na força das mobilizações populares. 

Comentários