Assessores de Comunicação aprovam a Carta de Niterói

Em encontro estadual, realizado neste sábado,  na Câmara Municipal, 150 profissionais e estudantes de comunicação aprovaram a Carta de Niterói. Os debates contribuíram para organizar as propostas que a categoria vai encaminhar para o próximo encontro nacional, a ser realizado em Natal, no Rio Grande do Norte. Além de oferecer um amplo diagnóstico sobre a realidade existente no campo das assessorias de comunicação, o evento serviu para fortalecer a organização e aproximar o setor sindical das universidades no Estado

Conheça, a seguir, o documento na íntegra:


                                        Carta de Niterói

   Reunidos no II Encontro Estadual de Assessores de Comunicação, promovido pelo Sindicado dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SJPRJ), na Câmara Municipal de Niterói, no dia 17 de setembro de 2011, sobre o tema “A Liberdade de Expressão e o Jornalismo nas Assessorias de Comunicação”, cerca de 150 profissionais de jornalismo e estudantes debateram diversos assuntos em três paineis (“O Ensino de Jornalismo em Assessoria de Comunicação”, “Assessoria de Comunicação nas Áreas Pública e Privada” e “Assessoria de Comunicação nas Áreas Política, Sindical, Comunitária e Mídias Sociais”), propuseram, entre outras ações, as seguintes:
         1 – A implantação de mais disciplinas relacionadas a assessoria de comunicação nos cursos de Comunicação Social das diversas universidades;
         2 – Reivindicar a inclusão nos currículos universitários de disciplinas que trabalhem mais a criação de textos jornalísticas e publicitários;
         3 – Defender a continuidade de exigência do diploma universitário para o exercício da profissão;
         4 – Recomendar aos profissionais de comunicação social a constante observância da ética na prática do jornalismo;
         5 – Chamar a atenção para a postura técnica desejável aos assessores de comunicação social nos órgãos públicos e privados;
         6 – Sugerir que os ocupantes de cargos de assessoria de comunicação se qualifiquem nas diferentes ferramentas utilizadas pela mídia;
         7 –  Que se atualizem no mercado de mídias sociais como facebook, twitter e outras redes sociais;
         8 – Que os profissionais de comunicação estabeleçam um maior e melhor relacionamento entre eles;
         9 – Reivindicar que as universidades de comunicação ofereçam mais aulas práticas de modo geral, com estágios supervisionados;
         10 – Que os profissionais de comunicação social tenham mais preocupação com a apuração da informação em geral, exemplo sugerido também aos estudantes presentes;
         11 – Que as universidades orientem melhor seus alunos de comunicação social sobre as dificuldades reais que eles vão enfrentar no mercado de trabalho depois de formados.

Plenário da Câmara Municipal de Niterói, em 17 de setembro de 2011.


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