Ato na Cinelândia contra a corrupção da mídia



Nesta sexta-feira, seguimos o trajeto das ruas cariocas e encontramos os  ativistas da comunicação democrática, promovendo um ato público contra a corrupção da mídia no palco histórico da  tradicional Cinelândia.

Estavam lá blogueiros e militantes da comunicação popular, aqueles que lutam pelo direito à informação, que combatem o monopólio midiático e suas agendas impostas e distorcidas, que defendem a multiplicação dos meios de comunicação comunitária e o acesso da população aos meios de produção de conteúdo. 

Uma luta antiga, que começa a emitir sinais de esperança, com a aprovação de marcos regulatórios, como o da vizinha argentina que produziu a mais avançada legislação sobre o setor de comunicações e a  disposição popular em fazer valer as resoluções da primeira  Conferência Brasileira de Comunicação, realizada no ano de 2009.



Agora é hora de distribuir as sementes, disseminar ideias e propagar os fundamentos, explicar com paciência didática as razões que levam os movimentos sociais a reivindicar liberdade de expressão para todos e desmontar o falso discurso de censura da velha mídia.



Este post é, parafraseando  uma velha canção de Gilberto Gil, é para tocar nas rádios (comunitárias e livres), para ser exibino nos sinais abertos de televisões analógicas e digitais, nos blogs e redes sociais apropriados pela força transformadora da sociedade. Sendo assim, a comunicação renovada anunciará, em breve, a nova e boa lei dos meios, reconhecedora da diversidade e da pluralidade da nação brasileira.

Comentários