Morre Benoni Alencar

Texto de Fernando Paulino





Foi encontrado morto em sua casa, na manhã desta terça-feira, dia 27 de setembro, o jornalista Benoni Alencar, de 66 anos de idade. Provavelmente, foi acometido por um infarto fluminante. Natural do Piauí, Benoni foi líder estudantil na época da ditadura militar. Por sua forte atuação no movimento estudantil, foi preso em Teresina. Combateu a ditadura no campo. Após perseguições políticas, abandonou o emprego de bancário e fugiu para o Rio de Janeiro. Era conhecido com o codinome “Geovane de Valença”. 

Em Niterói, morou por décadas na Região Oceânica, sendo um dos pioneiros do jornalismo de bairros da cidade, ao lançar, nos anos 80, o Caderno Oceânico. Era um fervoroso defensor da causa ecológica, constantemente ameaçada pela especulação imobiliária na região.

Benoni foi casado com a também jornalista Sylvia Thomé, barbaramente assassinada, na década de 80, ao sair de treiler na Praia de Piratininga, na Região Oceânica. O criminoso até hoje está impune.

Nos últimos anos, Benoni trabalhava no Tribunal Estadual de Justiça em Rio das Ostras, na Região dos Lagos, onde mantinha um jornal comunitário. Apegado às causas populares, ele dizia com orgulho que uma das suas grandes obras políticas foi a criação da Biblioteca Comunitária de Palmital, em Rio das Ostras.

Benoni foi editor da revista Bolsa, subeditor de Economia de O Globo. Presidiu o Partido dos Trabalhadores de Niterói e recentemente conseguiu anistia da União como uma das vítimas da ditadura.

Com certeza, foi-se um grande companheiro de lutas.

E do  blog do Samuel Farias Filho, republicamos este poema.

Os ventos de aracagy são vários
Tão vários quanto
Cabritos do mar

Os ventos do aracagy
Se aquecem de sol,Por isso são tépidos
E cabrioleiam por
Entre as pernas das mulheres
Levantando as saias
Aquecendo coxas
Como tépidos cabritos do mar

São moleques
Que arracam das mãos
Um poema
E o levam pra longe
Por pura molecagem
Para se divertir
com a aflição oceânica

São Luís 19/06/08.

Comentários

Anônimo disse…
Não foi infarto. Foi assassinato.

http://www.dgabc.com.br/News/5916157/jornalista-e-encontrado-morto-em-casa-no-rio.aspx
Arthur Billé disse…
Morre uma grande figura política, idealista e humana, saudações Petistas, ao grande companheiro BENONI com quem aprendi a fazer política nos anos 90.