A verdade sobre Belo Monte

Artigo do professor Nivalde José de Castro da UFRJ prova com argumentos sólidos como a Usina de Belo Monte está sendo construída respeitando os cuidados necessários para garantir o desenvolvimento econômico sustentável do país:

A melhor opção


O Brasil é um país emergente. Precisa melhorar seus padrões socioeconômicos e superar desigualdades. Para tanto, precisa aumentar sua produção industrial e multiplicar a oferta de serviços. E, sem expandir a produção de energia elétrica, não conseguiremos atingir estes objetivos.

Diferentemente do resto do mundo, o Brasil tem uma matriz elétrica com 87% de fontes limpas e renováveis, enquanto o resto do mundo tem apenas 19%. E o país ainda possui o terceiro maior potencial hídrico do mundo, de 160 mil MW, abaixo somente da Rússia e da China.

Frente a estas necessidades e com uma matriz limpa e sustentável, a construção de Belo Monte vem sendo criticada por poder causar impactos ambientais e sociais irreversíveis. Como alternativa seria possível atender a demanda de eletricidade somente com energia eólica, biomassa e solar. As críticas e a solução indicada não são consistentes. 



A íntegra do artigo está na seção de opinião na edição digital do Globo deste sábado, disponível para assinantes em: http://www.oglobodigital.com.br/

Comentários