A campanha eleitoral e a politização do debate

Jorge Picciani


As declarações do presidente do PMDB, Jorge Picciani, negando apoio a candidatos do Partido dos Trabalhadores a cargos executivos no Estado do Rio de Janeiro, provocaram reações imediatas dos dirigentes petistas, comprometendo a aliança entre as duas agremiações na capital. 

Picciani foi deselegante ao anunciar  o apoio à reeleição de Jorge Roberto Silveira e destratar o pré-candidato Rodrigo Neves, mas deslocou a sucessão na ex-capital fluminense para o centro do debate político.

Neste caso, a discussão é oportuna, pois se a campanha eleitoral só inicia oficialmente no 2° semestre, nas redes sociais ela começou faz tempo. Não se pode dizer, no entanto, que o nível dos debates tenha contribuído para a compreensão dos reais problemas da cidade, a sectarização e a veiculações de informações fora do contexto criaram um cenário tenebroso para uma cidade repleta de potencialidades.

Para alimentar este clima, não faltou a contribuição do PIG, o Partido da Imprensa Golpista não tardou a perceber as contradiçóes existentes no Campo Popular niteroiense e estampou nas primeiras páginas e no horário nobre, as falhas e os equívocos da administração municipal. 

Surpreendente foi a reação de algumas lideranças petistas que incorporaram a radicalidade no discurso e a crítica sistemática praticada pelo PSOL, passando a exercer uma implacável oposição ao prefeito Jorge Roberto Silveira.

Se a opção pela candidatura própria se revelou a mais adequada, o estilo de oposição sem tréguas adotada por alguns militantes não condiz com  o passado de alianças e parcerias onde certas lideranças foram projetadas.

A união PT-PDT em Niterói viabilizou a execução de politicas públicas de caráter participativo e inovador, além de respaldar as conquistas eleitorais que levaram Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Roussef à presidência da República. 

Os erros cometidos pela atual administração municipal indicam a insuficiência no preparo da cidade para os impactos decorrentes do desenvolvimento econômico, particularmente, nos reflexos da implantação do Comperj no Eixo Leste Metropolitano.  O PT já provou sua capacidade em articular e propor soluções para o futuro, mas não deve desconsiderar o papel de aliados históricos na construção do projeto de uma sociedade mais justa,solidária e democrática.

Comentários