O Brasil perde Dércio Marques


O cantor Dércio Marques faleceu nesta manhã, em Salvador, vítima de infecção generalizada após uma cirurgia. Violeiro, intérprete e compositor, nascido em Uberlândia, Minas Gerais. Pesquisador do cancioneiro e das raízes musicais brasileiras, teve entre suas principais parceiras, a irmã Doroty Marques. Em suas canções, acordes e toadas evocava a defesa da natureza e da cultura popular do país.

Seu primeiro disco: "Terra, Vento, Caminho" foi lançado pelo conceituado selo Marcus Pereira, no repertório, "As Curvas do Rio" do renomado violeiro baiano Elomar. 

No início dos anos 80, Dércio Marques se apresentou em Niterói,  no Teatro Leopoldo Froes,ao lado de Paulinho Pedra Azul, Elomar, Xangai e Diana Pequeno. Em 1996 foi indicado para o Prêmio Sharp de melhor disco infantil com "Molejar".

A notícia da morte de Dércio Marques surpreende seus admiradores e entristece os que apreciam a boa música brasileira, aquela que raramente toca no rádio e só pode ser encontrada em programas especiais nas TVs Públicas. A internet, no entanto, vem oferecendo a oportunidade de divulgar estes artistas e suas obras, como neste vídeo, onde Dércio Marques canta o clássico Serra da Boa Esperança de Lamartine Babo.


Comentários