Acesso à internet por celulares aumentou 74% até outubro



Brasileiros estão acessando cada vez mais a internet pelos celulares, aumentando a audiência de blogs  e redes sociais e  promovendo uma significativa mudança nos hábitos do público que amplia suas fontes de informação.

Céticos em relação ao comportamento da velha mídia, muitos leitores buscam diversificar suas leituras, acessando diretamente os perfis de  jornalistas independentes no Twitter e Facebook. Na maioria das vezes, as redes sociais direcionam para os blogs e sites reconhecidos pela sua combatividade e desvinculados da lógica das velhas corporações.

O crescimento das mídias sociais ocorre no momento em que a reação conservadora é mais intensa, quando o julgamento do STF atende ao clamor da opinião publicada e se transforma em instrumento político na tentativa de enfraquecer o PT nas eleições municipais. A manobra, como se viu,  não deu certo mas  revela como o poder conservador se organiza no país. Como diria o antigo compositor baiano: é preciso estar atento e forte.


Acesso à internet por celulares aumentou 74% até outubro

 O número de acessos à internet por banda larga fixa e móvel subiu para 85,5 milhões no mês de outubro. O maior crescimento foi o da banda larga móvel: 74% nos últimos 12 meses. Os dados constam de levantamento feito pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

Do total de 65,5 milhões de conexões da rede móvel no último ano, 52,5 milhões foram pela conexão 3G de celulares, que aumentou em 74% na cobertura nacional. O número de conexões por terminais de dados – do tipo modem e chip - de conexão máquina-máquina, chegou a 13 milhões. As redes de terceira geração estão instaladas em 3.127 municípios, onde vivem 87% da população brasileira.

O levantamento da Telebrasil também indicou crescimento de novos acessos à rede por banda larga. No último ano, 29,6 milhões de acessos foram ativados, o que representa aumento de 53% em relação a outubro de 2011. Já os acessos por banda larga fixa chegaram a 20 milhões em outubro deste ano, dos quais 1,7 milhão foram ativados nos últimos 12 meses.

As redes de banda larga gratuita atendem a mais de 63 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio. De acordo com a consultoria Akamai, especialista em soluções de aceleração e segurança de conteúdo para internet, a velocidade da banda larga no Brasil aumentou 50% nos últimos dois anos e chegou a 2,1 megabits por segundo em 2012.
 


Com informações da Agência Brasil


Comentários