Alerta de aquecimento global preocupa o mundo






                        Temperatura pode registrar até 4ºC a mais no fim deste século, alerta estudo

De acordo com estudo encomendado pelo Banco Mundial, se os governos do mundo não adotarem posturas mais ambiciosas, a temperatura no planeta pode alcançar até 4° graus Celsius no fim deste século.


Segundo a pesquisa, todas as regiões do mundo seriam afetadas, contudo, as nações mais pobres estariam mais vulneráveis, com riscos à produção de alimentos e a consequente  elevação das taxas de subnutrição e desnutrição, além do agravamento da escassez de água e à maior ocorrência de fenômenos como ciclones tropicais e perda irreversível da biodiversidade.

A elevação do nível do mar pode chegar a 1m até 2100 deixando vulneráveis cidades como Moçambique, Madagascar, do México, da Venezuela, Índia, de Bangladesh, da Indonésia, das Filipinas e do Vietnã. As áreas mais ameaçadas estão nos trópicos, em regiões subtropicais e em direção aos polos, onde múltiplos impactos podem ocorrer simultaneamente.

Para os representantes do Banco Mundial, ainda é possível manter a elevação da temperatura no mundo abaixo dos 2ºC, cumprindo a meta assumida por autoridades de quase 200 países que estiveram reunidos na Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, em 2010.

Para alcançar a meta será necessária uma ação política sustentada da comunidade internacional, no entanto, segundo a pesquisa, alguns danos e riscos ao meio ambiente e às população não poderiam ser mais evitados. 

O uso mais eficiente e racional da energia e dos recursos naturais é uma das medidas de redução do impacto do clima sobre o desenvolvimento, sem que isso represente ameaça ao ritmo de redução da pobreza no mundo e ao crescimento econômico das nações.

Com informações da Agência Brasil

Comentários