Niterói na trilha do Mercosul

Pela sua posição estratégica e por seu histórico em defesa da integração latino-americana, Niterói deve acompanhar com atenção as movimentações políticas e culturais do Mercosul, afinal, a cidade tem vocação para promover o diálogo com a comunidade internacional. Em 2011, o município promoveu o Encontro com a América do Sul e nos próximos anos terá papel destacado no desenvolvimento das relações internacionals com outros países.



Países debatem criação de fundo cultural


 
Ponte Internacional Barão de Mauá , primeiro bem binacional reconhecido como Patrimônio Cultural pelos países do Mercosul /
  
Ministros fazem plano estratégico 

Os ministros da Cultura do Mercosul, no último dia 23, discutiram as propostas para o Fundo que financiará iniciativas culturais do bloco e um Plano Estratégico. “Chegamos ao consenso de que a identidade do Mercosul é a cultura e que, por meio dela, buscamos a inclusão social”, disse a ministra da Cultura do Brasil, Marta Suplicy.
Para os participantes, a identidade cultural comum aos países membros e associados é essencial para a consolidação do processo de integração do bloco. Por isso, decidiu-se que ações nesse sentido serão contempladas no Plano Estratégico de Integração Cultural do Mercosul, criado em 2011.
A reunião de ministros foi resultado de uma série de encontros prévios, como a Comissão do Patrimônio e a Comissão de Diversidade Cultural. O Brasil está na presidência pro tempore do bloco até o fim de 2012 e, por isso, foi o anfitrião de todas essas reuniões, além de responsável pela organização e coordenação dos temas debatidos.
Diversidade - A reunião da Comissão da Diversidade Cultural apresentou um objetivo comum entre os países membros e associados do bloco: promover a cidadania e o desenvolvimento sustentável, por meio da diversidade cultural. Uma das propostas apresentadas durante o encontro foi a formatação de um plano de ação para a integração nas áreas de fronteiras dos países, que trabalhe com os diversos programas nacionais de apoio à cidadania e à diversidade cultural.

Ponte entre Uruguai e Brasil faz parte do patrimônio do Bloco
A Ponte Internacional Barão de Mauá, que liga o Brasil ao Uruguai, é o primeiro bem binacional reconhecido como Patrimônio Cultural pelos países do Mercosul. Construído entre 1927 e 1930 para ligar a cidade gaúcha de Jaguarão, no Brasil, e Rio Branco, no Uruguai, o monumento está relacionado a referências culturais compartilhadas por mais de um país e é fator de promoção da integração do bloco.

Fonte: Secom/ PR
Foto: Ministério dos Transportes

Comentários