Bolsa Família: autonomia, dinheiro e cidadania





Não é comum encontrar na velha imprensa, trabalhos que reconheçam os avanços nas políticas sociais dos governos Lula e Dilma, quando isso acontece, é necessário repercutir para que o conhecimento seja compartilhado por todos. Neste contexto, destacamos a matéria de Leonardo Cazes no Globo de hoje, sobre o livro "Vozes do Bolsa Família: autonomia, dinheiro e cidadania" (Editora Unicamp) de Walquiria Leão Rego e Alessandro Pinzani" nela encontramos os elementos que fazem do Bolsa Família, o principal programa de combate à fome e à miséria do país. 


Os pesquisadores identificam um processo de emancipação feminina decorrente do Bolsa Família e apontam como decisivo o pagamento em dinheiro do benef´cio. Em muitos casos, afirmam esta é primeira renda regular que muitas recebem(...) "O dinheiro, observam os autores, ganha uma dimensão libertária na medida em que dá às mulheres a possibilidade de escolha e essa nova autonomia entra em choque com vínculos sociais tradicionais. Houve casos de entrevistadas, que só buscaram a separação do marido porque o programa garantia uma renda mínima para si e os filhos". 

Em outro trecho da matéria, a pesquisadora Walquiria, ressalta a relação complexa entre autonomia e dinheiro, pois a moeda tem funções materiais, mas também simbólicas. "Ela permite que sejam realizadas operações de troca com outros indivíduos e, ao mesmo tempo, possibilita escolhas, mesmo que mínimas". "Escolher, é uma ação decisiva para garantir a humanidade das pessoas",  argumenta a autora.



O artigo completo pode ser lida no link abaixo: 


Comentários